Setembro Amarelo e como a dança pode ajudar na saúde mental!

O mês de Setembro é dedicado à campanha do Setembro Amarelo. Essa campanha busca conscientizar as pessoas sobre o suicídio e evitar o seu acontecimento. O mês de setembro foi escolhido para a campanha, pois o dia 10 desse mês é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

A respeito da saúde mental, a dança possui um papel fundamental! E para falar melhor e explicar sobre esse assunto, convidei a psicóloga Thais Balsante, que além de psicóloga, também é mãe de duas alunas da Balleto.

"Olá, meu nome é Thais, sou psicóloga e tenho especialização em Neuropsicologia Clínica e em Terapia Cognitiva Comportamental. Hoje eu trabalho tanto com atendimento clínico, quanto com a avaliação neuropsicológica, ajudando na investigação de possíveis transtornos do neurodesenvolvimento infantil e psiquiátrico."

Segue então a entrevista sobre:

O SETEMBRO AMARELO E COMO A DANÇA PODE AJUDAR NA SAÚDE MENTAL!

O que é e qual importância do Setembro Amarelo?

"Bom, a campanha do Setembro Amarelo foi criada especialmente para a prevenção ao suicídio, além de conscientizar sobre a importânia da saúde mental e seu cuidado. Essa campanha é importante, porque muitas vezes deixamos as pessoas que estão com sofrimento mental esquecidas. Acaba que com essa campanha mais informações sobre as doenças mentais e as dificuldades de conseguir um tratamento para elas conseguem ser passadas. Além de conscientizar pessoas que não estão atentas à saúde mental a ter um olhar diferenciado. Eu acho que sua importância está na disseminação de informação sobre a prevenção do suicídio e em trazer à tona a importância do cuidado da saúde mental. Além de lembrar que não é algo que temos que falar só quando já estamos com algum sintoma agravado ou só quando já tiver ocorrido uma tentativa de suicídio. Ao perceber uma desesperança ou uma mudança de comportamento, é possível interromper esse ciclo, conseguindo, dessa forma, prevenir o suicídio e evitar outros transtornos mentais. O Setembro Amarelo traz uma percepção melhor e maior sobre o outro, para que ele seja cuidado e não sofra sozinho."

Quais os benefícios da dança em relação à saúde mental?

"A dança tem o papel no autocuidado, ajuda muito na regulação e melhoria da nossa capacidade cognitiva. Ela diminui os níveis de ansiedade, estresse e libera os hormônios que ajudam a regular os níveis de depressão, como a liberação de serotonina, por exemplo. Fora que a dança trabalha também uma questão da autoestima e da autoimagem, ajudando na prevenção do disformismo do corpo. A dança traz um processo de autoconhecimento corporal, que é muito importante, principalmente para os adolescentes, que passam por uma mudança corporal muito grande. E como a maioria das atividades de danças são coletivas e geralmente são em uma mesma faixa etária, isso facilita muito no acolhimento e no compartilhamento de uma dor, por exemplo. A dança é fundamental para auxiliar na saúde mental."

Como as escolas de dança podem lidar com os assuntos sobre saúde mental?

"Eu acho que estando sempre atentas e abertas para observar, escutar e acolher aquele aluno quando for necessário. Até para os próprios professores e funcionários da escola. Como eles têm uma vivência que é quase diária com os alunos, eles conseguem perceber quando alguém está mais calado e tem uma mudança de comportamento. Às vezes oferecendo uma ajuda ele pode descobrir coisas e situações que podem estar interferindo na saúde mental da pessoa. Esse olhar atento e percepção da escola ajuda na prevenção e no cuidado com a saúde mental".

"E eu acho importante também sinalizar que o suicídio é uma emergência médica, então se em algum momento você presenciar, estiver próximo de uma pessoa que tentou ou está tentando o suicídio, ligue para o SAMU, para o 192.

Muitas pessoas não sabem, mas o SAMU é o responsável por fazer o primeiro acolhimento à vítima e o encaminhamento para um médico psiquiatra."