Pai de bailarina - Dia dos Pais

No último domingo, foi celebrado o Dia dos Pais e, em homenagem à data, convidei três pais Balletianos, sempre muito participativos na escola, para compartilharem um pouco sobre suas experiências com a dança através das filhas. Para saber mais, continue lendo o post!

Os convidados foram: Bruno Peçanha, Paulo Garnier e Zulimar Oliveira, pais das alunas Catarina Alves, Cecília Garnier e Zulya Vercezes, respectivamente. Segue a entrevista com eles:

Como vocês acham que seu apoio ajuda na jornada de suas filhas na dança?

Bruno: “Acredito que meu apoio ajuda na jornada dela ao ensiná-la a persistir em seus objetivos, mesmo aqueles que são desenvolvidos de forma lúdica. Excelência só vem com dedicação e trabalho contínuo”.

Paulo: “Mesmo estando presente na maioria dos momentos, gosto de pensar que sou mais importante nos de frustração, mostrando que a dança, assim como vida, é feita de altos e baixos, pois, nem sempre as coisas saem como queremos, e que o talento apoiado na disciplina diminui os riscos de queda”.

Zulimar: “Creio que, estando 100% ao lado dela, incentivando, torcendo, levando para a Balleto e para os festivais”.

Qual foi o momento mais especial que vocês viveram com elas na dança?

Bruno: “Quando ela se apresentou radiante, pela primeira vez, em 4 modalidades distintas mesmo sendo bem pequena ainda”.

Paulo: “Foi bem no início, quando ainda no maternal, em uma apresentação para o Ballet da escola, ela era a única comprometida com a coreografia, como se a dança já fizesse parte da sua vida”.

Zulimar: “O primeiro festival dela, que ganharam com a Coreografia do professor Felipe Araújo, ‘Hora de Arrasar’”.

Quais são os desafios que vocês encontram ao tentar estar presentes na carreira de dança de suas filhas, quando muitos pais acabam não se envolvendo?

Bruno: “Isso descrevo com as palavras do meu uniforme de médico e pai de bailarina:

‘Antecipa agenda&

Trocaplantão&

Ensaio&

Espetáculo&

Pai da Catarina’”. (referência à segunda foto desse post)

Paulo: “Um dos principais desafios que enfrento é equilibrar as responsabilidades do dia a dia com a dedicação necessária para estar presente na carreira de dança da minha filha. Acredito que os pais devam ser os primeiros e principais exemplos para seus filhos. E para que isso aconteça, é importante a presença e incentivo constantes, e assim, coloco a Cecília como prioridade sobre a maioria das minhas vontades individuais. Costumo brincar, quando sou convidado para um evento ou compromisso, que vou consultar a agenda da minha filha”.

Zulimar: “O principal desafio sempre será a disponibilidade de tempo. Com a intensa rotina de trabalho e outras responsabilidades, encontrar espaço para apoiar a carreira de dança das filhas pode ser difícil. Muitas vezes, é necessário ajustar a agenda para garantir presença em ensaios, competições e eventos, o que demanda esforço”.

Como vocês acham que os pais podem ajudar a quebrar a ideia de que a dança é só para meninas e apoiar seus filhos que amam a dança, mesmo que alguns se afastem por acharem que não é coisa para homens?

Bruno: “Acredito que os pais podem ajudar a quebrar essa ideia ao fortalecer o vínculo familiar com seus filhos. Dessa forma, conseguimos orientá-los da melhor forma para atingirem os seus projetos e objetivos. Um filho bem orientado com certeza terá um futuro brilhante”.

Paulo: “Recomendo que os pais dancem na frente de seus filhos e também com eles! Como dito anteriormente, que sejam seus exemplos, e que ao invés de tentarem realizar seus sonhos através das crianças, permitam que eles realizem seus próprios. Por fim, ensinar a empatia para exterminar de vez o preconceito oriundo da educação defeituosa da humanidade”.

Zulimar: “Para ajudar a quebrar a ideia de que a dança é só para meninas e apoiar seus filhos que amam dançar, os pais devem demonstrar que a dança é uma arte para todos, independentemente de sexo, raça ou religião, assim como qualquer esporte ou profissão. Incentivar que, se você gosta, deve seguir sua paixão, e que os outros devem respeitar a escolha e os interesses dos demais”.

É notável que a presença e dedicação dos pais fazem toda a diferença na vida de seus filhos, sendo peças fundamentais para o crescimento e sucesso deles! Desejo um Feliz Dia dos Pais (atrasado) a todos os pais que se dedicam a apoiar e encorajar seus filhos em suas paixões. 🫶🏽

Até o próximo post!