Novidades na Coordenação Artística do Ballet Clássico na Balleto

Isadora Almeida, mais conhecida como tia Isadora, é uma das professoras da Balleto e agora também é a Coordenadora do Ballet Clássico da escola. Em uma recente entrevista para o quadro “Papo além da dança” no canal da Balleto no YouTube, tia Isadora falou sobre sua jornada, suas conquistas e as mudanças que vêm por aí. Quer saber o que ela revelou? Continue lendo o post de hoje!

Quem é a Isadora?

Tia Isadora começou a dançar aos 8 anos e, depois de insistir para sua mãe a matricular em uma escola de dança, se apaixonou pela arte e nunca mais parou. Embora ser professora não estivesse nos seus planos, um convite de um amigo para dar aulas acabou revelando uma nova paixão e ajudando muito na sua carreira de bailarina.

Ela sempre sonhou em morar fora e dançar em diferentes lugares. Participou de competições e cursos em cidades como São Petersburgo, Paris e Nova Iorque, onde estudou na The Ailey School. Essa experiência foi incrível e transformadora, ajudando a moldar sua carreira e seu estilo como professora e bailarina.

Além de ser bailarina e professora, tia Isadora também trabalha na Ma Ballet Shop, onde faz o Fitting de sapatilhas. Isso significa que ela ajusta as sapatilhas de ponta para garantir que fiquem perfeitas nos pés dos bailarinos, oferecendo o suporte e conforto certos. Além disso, ela foi a primeira no Brasil a ser contratada para essa função, ajudando os bailarinos a encontrar a sapatilha ideal.

Maior conquista profissional

Para tia Isadora, a maior conquista profissional foi o trabalho como Fitter, que lhe trouxe muita segurança na dança. Foi o primeiro emprego com carteira assinada, o que garantiu a ela uma estabilidade a longo prazo. Ao contrário de outros trabalhos temporários, essa oportunidade trouxe uma sensação de segurança e continuidade.

Mudanças no Ballet da Balleto e o convite para ser a coordenadora de Ballet Clássico da escola

Tia Isadora, a coordenadora do Ballet Clássico da Balleto, contou que ficou muito honrada com o convite para assumir o cargo. Ela mencionou que a mudança na grade foi uma novidade para a escola e que, para nivelar melhor as turmas, algumas alterações foram necessárias, já que, ao chegarem nos níveis mais avançados, as alunas estavam com algumas defasagens que precisavam ser ajustadas.

Tia Isadora também falou sobre outra novidade: o “Plano de Carreira”. Ela foi convidada para administrar essa iniciativa, que tem como objetivo orientar as meninas em relação aos seus sonhos, dúvidas e objetivos na dança. O projeto ainda está no começo, mas já houve uma reunião com as alunas após o recesso de julho para entender melhor o que elas desejam. Tia Isadora já passou algumas dicas e está em processo de desenvolvimento do plano.

“Esse início é para abrir os olhos delas, para que conheçam o que podem se tornar, o que podem buscar, e aí, aos pouquinhos, vamos desenvolvendo isso”. disse tia Isadora.

Tia Isadora também falou sobre um grande desafio no “Plano de Carreira” para quem quer seguir na dança: o que vem depois de alcançar seus objetivos. Mesmo superando as dificuldades ao longo do caminho, o que pode ser mais complicado é lidar com a nova realidade quando você chega lá.

É preciso pensar em como se sustentar, se adaptar a novos ambientes e até aprender coisas novas, como um novo idioma ou habilidades sociais. Mudar de cenário vai além de dançar bem; é preciso estar preparado para enfrentar essas novas responsabilidades e desafios. Por isso, é importante se preparar para esses aspectos extras da vida profissional e pessoal, além de dominar a técnica de dança.

Desafios enfrentados pela tia Isadora ao morar fora

No início, quando tia Isadora começou a morar fora, tudo parecia incrível. No primeiro mês, era tudo novo e maravilhoso. Mas, depois disso, ela começou a perceber o que realmente precisava enfrentar. A adaptação não foi fácil para ela; tia Isadora teve que se estabilizar em um novo lugar e lidar com os desafios do dia a dia, que podem ser difíceis e impactar bastante.

“Eu achei uma descoberta bastante solitária, porque você não tem muitas pessoas com quem compartilhar e o ambiente é de muita competição”. disse tia Isadora

Dicas para aqueles que querem ser bailarinos profissionais

Tia Isadora aconselha que, para quem quer se tornar um bailarino profissional, é fundamental entender que a dança tem muitas vertentes e caminhos. O melhor a fazer é começar pesquisando diferentes Companhias de Dança e assistindo a vídeos de bailarinos. Além disso, buscar inspirações é essencial para ter uma ideia clara de onde você quer chegar.

E esse foi o post de hoje! Espero que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a tia Isadora!

Ah! Na sexta-feira esse vídeo será divulgado lá no canal da Balleto no YouTube e vocês não podem perder!

Beijos e até a próxima🫶🏽