Influências do Halloween nos Musicais

Uma das comemorações do mês de Outubro é o Halloween. Essa data, segundo os historiadores, teve origem em um festival praticado pelos celtas chamados Samhain. Esse festival era uma das comemorações mais importantes do calendário celta e era realizado como um marco do fim do verão, além de ser considerado também uma passagem de ano para esse povo. Inclusive no espetáculo de encerramento da Balleto este ano, "Escola do Mundo Invertido", teremos uma coreografia com o tema totalmente inspirado na desmistificação da origem desse dia.

Essa celebração ultrapassou fronteiras e acabou influenciando diversos aspectos artísticos, como os musicais, por exemplo. E o post de hoje é exatamente sobre as INFLUÊNCIAS DO HALLOWEEN NOS MUSICAIS.

Família Addams

O primeiro da lista não podia ser outro! Considerado uma obra atemporal, a criação do cartunista Charles Addams, retrata uma inversão satírica da família americana tradicional do século 20. A obra aborda uma família rica, considerada estranha, de senso de humor irônico e mórbido.

A "Família Addams" fez tanto sucesso que, ao todo, ganhou três filmes, um curta-metragem, dois filmes de animação, dois especiais para televisão, quatro séries de TV e um musical na Broadway.

Atualmente, a obra tem voltado às mídias, devido à fama da série "Wandinha" da Netflix. A série alcançou o primeiro lugar do top 10 em diversos países, provando que a criação de Charles Addams sempre vai mudando e se adaptando com o tempo, contribuindo ainda mais com seu sucesso durante os anos.

Wicked

Considerado um sucesso da Broadway, "Wicked" aborda a história não contada das bruxas de Oz, em referência ao clássico filme de 1939. O musical mostra a amizade improvável das bruxas Elphaba (a Bruxa Má do Oeste) e Glinda (a Bruxa Boa do Sul), que possuem personalidades opostas e diferentes pontos de vista.

O sucesso do musical na Broadway foi tão grande, que acabou gerando várias outras montagens ao redor do mundo, inclusive aqui no Brasil, onde até pouco tempo atrás estava com o musical em cartaz em São Paulo.

Wicked ultrapassou o teatro e em breve será lançado nos cinemas. Com o elenco formado por Cynthia Erivo, Ariana Grande e Jonathan Bailey, o filme tem previsão de lançamento em 2024.

O Fantasma da Ópera

Criado pelo escritor Gaston Leroux, "O Fantasma da Ópera" (Le Fantôme de l'Opéra), é um livro francês de ficção gótica. A obra conta a história trágica de um triângulo amoroso passado nos bastidores de uma ópera parisiense. O protagonista, uma entidade mascarada que assombra o local, desenvolve uma paixão obsessiva pela vocalista Christine Daae.

O livro foi adaptado para um musical da Broadway e foi um enorme sucesso! Considerado o "musical mais duradouro da Broadway", já foi visto por mais de 140 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Beetlejuice

Beetlejuice é um musical baseado no filme de 1988 de mesmo nome. A história retrata um casal, que depois de morrerem em um acidente de carro, se encontram presos assombrando sua antiga casa. Quando uma nova família e sua filha adolescente Lydia mudam para a residência, o casal de fantasmas tenta, sem sucesso, assustar os novos moradores. Suas tentativas de assombração acabam atraindo um espírito espalhafatoso, cuja ajuda se torna perigosa e foge do controle.

Beetlejuice é considerado um grande sucesso da Broadway e já foi indicado à oito Tony Awards, incluindo o de Melhor Musical.

Inclusive, atualmente está em cartaz na Cidade das Artes, aqui no Rio de Janeiro.

The Rocky Horror Show

Inspirado nos filmes de ficção científica e horror dos anos 40 a 70, essa comédia musical conta a história de um casal recém-noivado, que ao enfrentarem uma tempestade, buscam refúgio na casa de um cientista maluco no dia da inauguração de sua nova criação: uma espécie de Frankenstein. O musical conta com uma trilha roqueira e um texto que mistura referências da época.

The Rocky Horror Show fez tanto sucesso que virou filme, se transformou em um ícone pop e nunca mais saiu de cartaz dos palcos e das telas de cinema.

E aí, já conhecia algum desses musicais? Me conta nos comentários🎃🧡