top of page
Buscar
  • Foto do escritorAna Beatriz Buarque

Dia mundial do Hip Hop

Dia 12 de Novembro é celebrado o Dia Mundial do Hip Hop, que tem como elementos de sua cultura a música, a dança e o grafite. Atualmente, também ganhou como vertentes artísticas a literatura, a moda, as lutas políticas e outras manifestações socioculturais como forma de resistência às injustiças da sociedade.

Devido à sua importância, o blog não podia deixar passar essa data em branco. Então segue o post em homenagem ao DIA MUNDIAL DO HIP HOP.


Origem do Hip Hop

O Hip Hop surgiu na década de 1970 nas periferias de Nova Iorque, entre as comunidades caribenhas, afro-americanas e latino-americanas. Nestes subúrbios o contexto social era de violência e criminalidade e a única forma de lazer possível para os jovens era nas ruas. Eles encontraram na música, poesia, dança e na pintura uma forma de manifestação de sua realidade e contestação. Seu nome se originou das palavras Hip (quadril em inglês) e Hop (saltar). Logo, a expressão Hip Hop (saltar balançando o quadril) se referia ao breaking, a dança mais popular da época.

Mas afinal, por que o dia 12/11?

Dia 12 de Novembro de 1973 foi fundada a ONG Zulu Nation, que promovia a cultura do Hip Hop como forma de manter os jovens longe do crime e da violência. Essa ONG tinha como líder o DJ Afrika Bambaataa, que foi também o responsável pelo nome Hip Hop.

O Hip Hop no Brasil

A cultura do Hip Hop chegou primeiro ao Brasil através do Break Dance, em 1980. Teve como berço a cidade de São Paulo, mais especificamente no metrô de São Bento, onde os artistas faziam suas performances para quem passasse pela rua e estivesse disposto a contribuir. Foi em São Paulo também que o movimento do Rap se proliferou. Movimento esse que até um tempo atrás era associado à criminalidade no Brasil, mas com o decorrer dos anos foi identificado como um estilo forte que associa sentimentos em forma de música. Foi do Rap que saíram artistas como: Racionais MC's, Emicida, Negra Li, Criolo e muito mais.


O Hip Hop na dança

A dança Hip Hop tem como característica movimentos rápidos, fortes e precisos, além de possuírem movimentos improvisados (o famoso freestyle). A dança de rua executada pelos adeptos do movimento Hip Hop apresenta uma grande mistura de estilos próprios, podendo envolver piruetas e até mesmo movimentos nos quais os dançarinos ficam de cabeça para baixo.


E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o Hip Hop e sua cultura? Me conta nos comentários🫶🏽


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page