Dia Internacional do Sapateado - 25 de maio

No dia 25 de maio é celebrado o Dia Internacional do Sapateado, modalidade essa que é caracterizada pelo uso dos pés para criar ritmos e sons percussivos. E hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a história dessa dança! Segue então o post sobre O DIA INTERNACIONAL DO SAPATEADO.

Origem:

O Sapateado tem uma história rica, com influências variadas. Começou no século V, na Irlanda, onde os camponeses usavam sapatos de madeira para aquecer os pés e começaram a brincar com os sons produzidos por eles. Já na Inglaterra, durante a Primeira Revolução Industrial, os operários usavam sapatos de madeira para se protegerem do chão quente das fábricas, e nos intervalos de trabalho, se divertiam com os sons desses sapatos. Além das vertentes da Irlanda e da Inglaterra, houve também uma contribuição dos africanos, que trouxeram ritmos e movimentos característicos para essa dança durante o período da escravidão nas Américas.

A escolha do dia 25 de maio

O Sapateado foi oficializado nos Estados Unidos no dia 7 de novembro de 1989, como uma homenagem ao nascimento de Bill Robinson Bojangles, um ícone precursor do Sapateado americano, que trouxe leveza, clareza e presença cênica, antes desconhecida nessa modalidade.

Nomes importantes do Sapateado:

1) Bill Robinson Bojangles

Obviamente, o responsável pela escolha do dia 25 de maio é uma figura importantíssima para a história do Sapateado. Robinson foi um pioneiro na quebra de barreiras raciais no entretenimento, estrelou em filmes e palcos, e sua técnica e estilo únicos influenciaram em diversos aspectos essa modalidade.

2) Gene Kelly

Além de seu incrível talento na dança, Gene Kelly também foi um visionário na coreografia e na direção, trazendo um estilo inovador para o Sapateado. Kelly foi responsável por atuar, co-dirigir e coreografar um clássico do cinema: “Cantando na Chuva”. A cena icônica em que ele dança na chuva se tornou memorável, demonstrando seu talento excepcional e sua capacidade de entreter.

3) Ginger Rogers e Fred Astaire

Ginger Rogers, uma dançarina versátil e talentosa, brilhava em uma variedade de estilos, incluindo o Sapateado. Ela fazia uma dupla com Fred Astaire, conhecido por seus trabalhos em musicais de Hollywood e sua excelência no Sapateado. Juntos, Ginger e Fred formaram uma das duplas mais icônicas da história do cinema, deixando um legado duradouro.

4) Brenda Bufalino

Uma das principais mulheres no mundo do Sapateado, Bufalino é conhecida por sua abordagem inovadora e criativa da forma de arte. Ela fundou o American Tap Dance Orchestra e é uma defensora do reconhecimento do Sapateado como uma forma de arte séria.

5) Eleanor Powell

Uma das maiores estrelas do cinema musical da era de ouro de Hollywood, Eleanor Powell também era uma talentosa sapateadora. Reconhecida por sua técnica incomparável e sua precisão de ritmo, Powell foi uma das maiores estrelas do Sapateado. Ela se destacou com suas performances em filmes como “Broadway Melody of 1936” e “Born to Dance”, filmes esses que ajudaram a popularizar o Sapateado em uma escala global.

O Sapateado no Brasil

O Sapateado chegou ao Brasil através das influências culturais norte-americanas, especialmente durante a era do rádio e do cinema. Mas, ao longo dos anos, ele se adaptou e absorveu elementos da rica diversidade cultural brasileira, incorporando ritmos como o samba, o frevo, o maracatu e o baião. Essa fusão de estilos deu origem a uma forma única de sapateado, repleta de energia, paixão e criatividade.

O diferencial do Sapateado brasileiro é a maneira como ele se funde com os ritmos e movimentos característicos da música e da dança brasileiras. Outro aspecto que diferencia o Sapateado brasileiro é sua abordagem inclusiva e diversificada. Enquanto em alguns lugares o Sapateado pode ser visto como uma forma de dança mais tradicional e restrita, no Brasil ele é abraçado por pessoas de todas as idades. É essa combinação de ritmo, expressão emocional e inclusão que faz do Sapateado brasileiro uma experiência verdadeiramente especial e diferenciada em relação ao resto do mundo.

Seja em palcos de teatro, filmes ou competições, o Sapateado continua a encantar e inspirar pessoas de todas as idades. Sua capacidade de unir técnica, criatividade e paixão faz dele uma forma de arte atemporal, celebrada em todo o mundo.

Feliz dia para todos que apreciam essa dança!

É isso, gente! Espero que tenham gostado desse post. Beijos e até o próximo🫶🏽