Dança: Como lidar com tantas modalidades ao mesmo tempo?

2024, Ano Novo e post novo também (risos). Primeiramente queria agradecer por todo mundo que acompanhou o blog em 2023 e dizer que esse ano terão muitos posts legais também! Mas sem enrolação, vamos para o que realmente importa.

Bom, eu já ouvi muito pela Balleto a seguinte pergunta: Como os Balletianos conseguem lidar com tantas modalidades, tantas aulas e tantos ensaios? E por que não os próprios alunos responderem? Para isso, convidei as alunas Cecília Garnier, Manu Amorim e Pietra Rocha para contarem um pouco de como é lidar com tudo isso. Segue então o post sobre DANÇA: COMO LIDAR COM TANTAS MODALIDADES AO MESMO TEMPO?

A primeira entrevistada foi a aluna Cecília Garnier, que faz sete modalidades na Balleto, sendo elas: Ballet, Jazz, Sapateado, Danças Urbanas, Contemporâneo, Repertório e Teatro. A entrevista com ela você confere agora:

Qual modalidade você se sente mais confortável e por quê?

“Eu adoro fazer todas as modalidades, mas a que mais me sinto confortável é o Jazz, porque acho ele bem dinâmico”.

Qual modalidade você não acha tão confortável e por quê?

“O Ballet, porque é preciso muita força, concentração e os passos são muito específicos e detalhados”.

Quais os benefícios em fazer várias modalidades?

“Fazendo várias modalidades, eu posso aprender diversos estilos e técnicas diferentes, abrindo mais oportunidades no mundo da dança”.

E como é lidar com tantas modalidades?

“É uma loucura, mas uma loucura que eu amo! Porque além das aulas, tem os ensaios para Festivais e para dar conta de tudo minha rotina é bem planejada, pois tenho que conciliar com a escola e outros compromissos. Mas no final dá tudo certo!”.

Manu Amorim foi a segunda entrevistada. Ela faz Ballet, Sapateado, Danças Urbanas e Teatro na Balleto. A entrevista com ela você confere agora:

Qual modalidade você se sente mais confortável e por quê?

"Acho que é o Teatro, porque eu me sinto mais livre e confortável atuando do que dançando, mas amo dançar também!”.

Qual modalidade você não acha tão confortável e por quê?

“O Ballet, porque a gente tem que fazer tudo muito sincronizado, o braço no lugar certo, a perna esticada... então eu acho que é por isso que eu me sinto menos confortável, não pelo fato de eu não gostar, mas por eu achar mais difícil mesmo”.

Quais os benefícios em fazer várias modalidades?

"O benefício é que você aprende técnicas e passos de diferentes estilos. É bom também porque que se te chamarem para dançar, por exemplo, você vai ter conhecimento sobre várias modalidades, vai ter várias para escolher e eu acho isso muito legal! Além da gente conhecer um pouquinho de cada modalidade e aumentar nosso conhecimento".

E como é lidar com tantas modalidades?

"Olha, é difícil lidar, porque a postura tem que estar diferente em cada modalidade, os espaços são diferentes... então aprender sobre cada modalidade é difícil e cansativo, ainda mais com os ensaios. Mas, ao mesmo tempo, é muito legal e eu gosto muito!”.

Pietra Rocha também foi uma das alunas entrevistadas. Ela faz Ballet, Contemporâneo, Jazz e Teatro. A entrevista com ela você confere agora:

Qual modalidade você se sente mais confortável e por quê?

“Acho que por conseguir me expressar melhor sem seguir um ‘padrão’, o Contemporâneo. No começo foi difícil me adaptar, por eu já estar acostumada com o método mais "quadrado" do Ballet e ter que me desprender disso para a dança contemporânea, mas hoje sinto que consigo ficar mais a vontade nessa modalidade”.

Qual modalidade você não acha tão confortável e por quê?

“Por mais que seja a modalidade que eu faça há mais tempo e tenha mais conhecimento, o Ballet. Por ter tanta complexidade acaba trazendo mais esse lugar de desconforto, porém eu amo (risos)”.

Quais os benefícios em fazer várias modalidades?

“Conhecer várias modalidades e métodos diferentes, acredito que traga uma visão muito mais abrangente da dança e da arte, além é claro de todo benefício à saúde física e mental. Eu acho que fazer várias modalidades me fez me conhecer melhor e ver várias versões que eu sou capaz de ser”.

E como é lidar com tantas modalidades?

“Não vou negar que é extremamente cansativo. Cada modalidade exige muito de nós, tanto fisicamente quanto mentalmente e temos que nos dedicar muito a todas, e é claro, quanto mais modalidades, mais responsabilidades. Isso é bom por um lado, já que nos faz desde novas termos responsabilidade, mas tem o lado de ter que abrir mão de certas coisas muitas vezes”.

Aproveitando o assunto sobre modalidades, chegou no meu ouvido uma fofoca que eu acho que vocês vão gostar. 👀😉

Fiquei sabendo que no caso de quatro modalidades no plano anual, o Balletiano ganha 25% de desconto. Sendo essas modalidades Ballet, Jazz, Sapateado, Contemporâneo e Danças Urbanas. Demais, né? Se eu fosse vocês não perderia por nada essa oportunidade!

E para finalizar queria saber se vocês ficaram curiosos sobre alguma modalidade, se vão entrar em uma nova esse ano… me contem nos comentários🫶🏽