Dança e Moda: Qual a relação?
- Ana Beatriz Buarque
- 29 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Se tem algo que está muito presente no nosso dia a dia, é a dança! No entanto, tem um elemento muito ligado à ela que não é tão falado: a moda. Você já parou para pensar qual a relação entre elas? Se não, o momento é agora, pois o post dessa semana é sobre DANÇA E MODA: QUAL A RELAÇÃO?

Relação dança e moda
A dança e a moda possuem uma relação dinâmica, refletindo as tendências culturais e sociais de acordo com cada época. As coreografias podem ser influenciadas pelo estilo de roupa e, ao mesmo tempo, a moda muitas vezes se inspira na expressão artística da dança. Ambas desempenham funções importantes na forma como as pessoas se expressam e se conectam com a cultura ao longo do tempo.

Evolução dos trajes de dança
A dança não só evolui nos movimentos, mas também em seus trajes, refletindo a cultura e a moda de cada época. Antigamente, na chamada Era Clássica, os trajes eram caracterizados por saias longas e volumosas, destacando a elegância dos movimentos.

Na chamada Era Romântica, os trajes eram mais leves, fluidos e geralmente em tons pastéis, com o objetivo de destacar a conexão da dança e os sentimentos.

No século XX teve a Era Moderna, que foi marcada por roupas mais simples, às vezes até descalços, mostrando uma maior busca por autenticidade e quebra de padrões.

Atualmente, é comum a mistura de estilos, que é influenciada por diversas culturas e épocas. O estilo atual destaca a diversidade e criatividade da dança.

Hip Hop e o estilo Streetwear
Muitos elementos do Hip Hop, como bonés, tênis, camisetas oversized e jaquetas esportivas influenciaram o estilo Streetwear. Ambos destacam a autenticidade e a individualidade, refletindo a identidade urbana. O estilo Street pode ser considerado uma continuação visual da cultura do Hip Hop.

A dança nas passarelas
Em 2017, a Moncler, convidou um grupo de Hiplet (estilo de dança que junta Hip Hop com Ballet) para se apresentar durante o desfile da marca na Semana de Moda em Paris.

Em 2019, a estilista e diretora criativa da Dior, Maria Grazia Chiuri, se inspirou nos figurinos de Ballet para a coleção de Primavera/Verão. Além disso, o desfile contou com bailarinos que dançavam enquanto os modelos desfilavam.

Também em 2019, em São Paulo, o estilista Diego Fávaro resolveu inovar e convidou bailarinos para desfilarem e dançarem na passarela.

Balletcore
Balletcore é uma tendência de moda que utiliza dos elementos do Ballet para criar uma estética. Pode incluir o uso de tutus, sapatilhas, cores pastéis, entre outros. No entanto, essa tendência tem sido alvo de críticas, já que muitos profissionais da dança acreditam que essa estética romantiza a profissão de bailarino e desvaloriza a dedicação necessária para dominar a técnica do Ballet.

E aí, já tinham percebido o tanto que a dança e a moda se complementam? Qual tópico vocês acharam mais interessante? Me contem nos comentários🫶🏽
Parabéns pelo trabalho de pesquisa e pelo conteúdo apresentado. A escrita está cada vez mais clara e gostosa de ler.
♡
Uau!!! Super interessante!! Amei!!
Que demais!!