Como conseguir a sapatilha de ponta perfeita?

Toda bailarina sonha com o dia em que vai começar a usar a tão esperada sapatilha de ponta. Porém, muitas têm dificuldade de escolher a ponta ideal, devido às tantas informações, detalhes e opções.

Pensando nisso, eu pedi algumas dicas para a professora Isadora Almeida (tia Isadora) aqui da Balleto, que além de professora também trabalha na Ma Ballet Shop.

Segue então algumas dicas de COMO CONSEGUIR A SAPATILHA DE PONTA PERFEITA!

1. Escute sua professora!

Ao escolher a sapatilha de ponta a opinião da sua professora é muito importante, porque além de seus conhecimentos como professora, ela também já foi aluna, então entende totalmente sobre o assunto. Assim como eu fiz com a tia Isadora, você pode perguntar e tirar dúvidas com as professoras da Balletto a respeito do modelo ideal para o seu pé.

2. Entenda quais objetivos uma sapatilha de ponta precisa cumprir.

Isso vai depender do nível de cada bailarina. Para quem está começando, precisa ser uma ponta para fortalecer os pés sem ser muito rígida. E aos poucos cada bailarina vai entendendo como prefere que seja cada ponta. Além disso, deve ser levado em conta o ajuste nos pés, tanto na largura, quanto no comprimento e também no encaixe dos pés e dedos.

"É importante entender em qual estágio das pontas a bailarina está, se está iniciando agora, já é profissional, bailarina adulta. E também as preferências e conforto de cada uma." - disse a tia Isadora.

3. Pesquise sobre marcas e modelos de sapatilhas de ponta.

É muito importante pesquisar antes de comprar, porque existem muitas opções no mercado, o que é ótimo, mas pode confundir um pouco. É importante procurar por preços, modelos, marcas e buscar até mesmo por recomendações.

"Todas as marcas e modelos têm pontos fracos e fortes, A Só Dança é a maior marca brasileira atualmente e funciona para muitos pés e objetivos das bailarinas. Indo para as internacionais, tem uma infinidade de modelos e geralmente são mais confortáveis, mas o custo também é maior e não é tão fácil de encontrar por aqui. Recomendar marcas é um pouco complicado porque depende muito de cada bailarina". - disse a tia Isadora.

4. Escolha bem a ponteira!

A ponteira serve para sustentar e deixar a sapatilha bem firme no pé. A escolha dela é algo muito pessoal, porque vai depender do gosto de cada bailarina. No entanto, é importante experimentar os diferentes tipos quando for provar a sapatilha de ponta, para ter certeza de que está escolhendo a certa. No mercado tem as opções de pano, de silicone e a de silicone com gel. Algumas de suas características são:

- A de pano é a mais barata, é a que melhor absorve o calor e, por ser mais fina, dá mais espaço para os dedos dentro da sapatilha.

- A de silicone é mais cara que a de pano, mas mesmo assim é a mais usada, já que possui um material que ajuda muito a proteger os dedos, devido a sua camada ser maior e mais estável.

- A de gel tem o preço parecido com a de silicone comum, possui o material mais confortável e não perde a mobilidade dos dedos dentro das pontas.

5. Procure entender sobre a numeração da sapatilha.

As sapatilhas de ponta geralmente possuem uma numeração para o comprimento, uma para a largura e uma para a dureza da sapatilha. E essa numeração varia muito de um modelo para o outro, mesmo elas sendo da mesma marca.

O comprimento, geralmente, é calculado por 2 números a mais do calçado normal, mas isso vai depender de cada marca.

A largura é calculada por letras, por exemplo, a largura A é mais estreita, a largura B é mediana, a C é larga e assim segue consequentemente.

A dureza é calculada pela palmilha da sapatilha, que pode ser mais dura ou maleável. Sua característica vai depender da força do pé e da necessidade de cada bailarina.

"E como última dica eu recomendo vocês virem fazer um Fitting* comigo para escolher a sapatilha perfeita lá na Ma Ballet Shop!" - disse a tia Isadora.

*Fitting: é a prova da sapatilha, para descobrir as medidas e características ideais para os seus pés.

E aí, gostou? Entendeu um pouco mais sobre as sapatilhas de ponta? Espero que sim! 🩰💕