top of page
Buscar
  • Foto do escritorAna Beatriz Buarque

Break Dance nas Olimpíadas

Atualizado: há 8 horas

No dia 26 de julho, as Olimpíadas de Paris irão começar, trazendo uma série de emoções e novas modalidades esportivas. Uma delas é o Break Dance, que vem conquistando cada vez mais espaços. Quer saber mais detalhes sobre essa adição ao evento esportivo? Então continue lendo o post de hoje sobre A INCLUSÃO DO BREAK DANCE NAS OLIMPÍADAS.


O que é o Break Dance?

O Break Dance, também conhecido como Breaking, é uma forma de dança urbana que surgiu nas comunidades afro-americanas e latinas de Nova York na década de 1970. Essa dança envolve movimentos acrobáticos, rápidos e de alta energia.


Objetivo da inclusão do Break Dance

A inclusão do Break Dance nas Olimpíadas tem o objetivo de atrair um público mais jovem e diversificado, similar ao impacto positivo observado com a introdução do Skate e do Surfe. Essas modalidades trouxeram uma nova audiência para os Jogos Olímpicos, ampliando o alcance do evento e conectando-se com as novas gerações de atletas e espectadores.


Como funcionará a competição?

A competição de Breaking nos Jogos de Paris será dividida em duas categorias: masculina e feminina. Os B-Boys e B-Girls, como são chamados os dançarinos de Breaking, se enfrentarão individualmente. Cada batalha é composta por várias rodadas, nas quais os competidores executam seus movimentos ao som de uma seleção de músicas previamente definida. Os juízes avaliarão os competidores com base em critérios como criatividade, técnica, performance e interação com a música.


Representantes Brasileiros

O Brasil possui diversos talentos do Break Dance, que se destacam tanto no cenário nacional quanto internacional. Entre os nomes importantes, destacam-se B-Boy Rato, B-Girl Mini Japa, B-Girl Toquinha e B-Boy Luan San. Esses dançarinos têm contribuído significativamente para a popularidade e evolução do Break Dance no país.

Infelizmente, o Brasil não terá representantes nessa modalidade nas Olimpíadas de 2024. Apesar do país ter um certo destaque no Break Dance, nenhum dançarino brasileiro conseguiu se classificar para o evento.



Importância do Break Dance nas Olimpíadas

A inclusão do Breaking nas Olimpíadas representa um reconhecimento significativo da dança como um esporte competitivo e uma forma de expressão cultural. Esta mudança pode inspirar uma nova geração de dançarinos e atletas, proporcionando um espaço global para o Breaking e promovendo a diversidade e a inclusão no esporte. Além disso, a visibilidade olímpica pode trazer mais apoio e financiamento para a comunidade de Breaking, incentivando o crescimento e a evolução desta arte.

Datas e Local

Os breakdancers vão se apresentar nos dias 9 e 10 de agosto, sendo o primeiro reservado para as B-Girls e o segundo para os B-Boys. Os eventos serão realizados na Praça da Concórdia, um local icônico que será transformado para sediar essa nova modalidade olímpica.


E esse foi o post de hoje!

Já sabia dessa novidade sobre o Break Dance nas Olimpíadas? Me conta nos comentários o que você achou 🫶🏽

Até a próxima!

13 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Verônica Valença
Verônica Valença
Jul 09

Super curiosa para assistir as competições dessa modalidade!

Like
bottom of page