Abril Azul: Como a dança pode auxiliar pessoas Autistas?

O mês de abril chegou e, junto com ele, começou a campanha do Abril Azul, dedicada à conscientização sobre o autismo. E o que muitas pessoas não sabem, é que a dança é uma ótima aliada na causa, já que pode proporcionar uma variedade de benefícios físicos, emocionais e sociais. Quer saber quais são? Continua lendo que o post vai ser sobre a campanha ABRIL AZUL: COMO A DANÇA PODE AUXILIAR PESSOAS AUTISTAS?

Primeiramente, é super importante a gente entender o que é o autismo e como surgiu a campanha do Abril Azul.

O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição de desenvolvimento neurológico que se destaca por um desenvolvimento atípico, comportamentos específicos, dificuldades na comunicação e interação social, além de padrões repetitivos de comportamento. Pessoas com TEA também podem ter um foco limitado de interesses e atividades.

E a campanha Abril Azul foi criada com o intuito de aumentar a conscientização sobre o autismo e promover a inclusão e aceitação das pessoas com TEA na sociedade. A campanha busca educar o público sobre as características do autismo, combater estigmas e preconceitos, e promover a compreensão e o apoio às pessoas autistas e suas famílias. O mês de abril foi escolhido por marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.

E como a dança pode ajudar?

Para muitas pessoas autistas, expressar emoções pode ser desafiador. A dança oferece uma forma alternativa de comunicação, permitindo que expressem sentimentos e pensamentos de maneira não verbal. Através dos movimentos corporais, é possível encontrar uma maneira única de se expressar e se conectar com os outros.

A prática regular da dança ajuda no desenvolvimento motor, o que contribui com uma melhora na coordenação, no equilíbrio e no controle do corpo. Isso é especialmente benéfico para pessoas autistas, que muitas vezes enfrentam dificuldades nessas áreas.

Além disso, a dança é uma atividade que promove a interação e o trabalho em equipe. Para pessoas autistas, que podem enfrentar desafios na socialização, a dança oferece uma oportunidade de se conectar com os outros de uma maneira coordenada e divertida. Participar de aulas ou grupos de dança permite que eles construam amizades e desenvolvam habilidades sociais.

A prática da dança pode aumentar a autoconfiança e a autoestima das pessoas autistas, fornecendo-lhes um meio de expressar sua individualidade e criatividade.

Através da dança também é possível aliviar o estresse e a ansiedade, já que ela proporciona uma saída para emoções reprimidas e promove a liberação de endorfinas, que são conhecidas por diminuir o estresse e promover o bem-estar emocional.

E qual o papel das escolas de dança nessa causa?

É essencial que as escolas de dança sejam inclusivas para pessoas autistas, proporcionando um ambiente receptivo. Para promover esss acolhimento, as escolas podem: oferecer treinamento para professores e funcionários sobre as necessidades específicas dos alunos autistas. Além disso, devem adotar uma comunicação clara durante as aulas e estar dispostas a adaptar as atividades conforme necessário. Um ambiente acolhedor e livre de julgamentos é fundamental para que os alunos se sintam à vontade para se expressarem através da dança. Oferecer apoio emocional e estabelecer parcerias com suas famílias, também é essencial para promover uma experiência positiva e inclusiva na escola de dança.

Vale lembrar que, embora a campanha Abril Azul traga visibilidade, a inclusão deve ser uma prática constante, tanto na dança quanto fora dela.

É isso, gente! Espero que tenham curtido o post.💙

Até o próximo!

63 visualizações2 comentários