A relação da dança com as redes sociais.

Nos últimos anos, as redes sociais mudaram a forma como nos comunicamos e interagimos. Para a comunidade da dança, essas plataformas frequentemente abrem portas para expandir suas atividades. Mas junto dessas oportunidades, surgem desafios que podem influenciar suas carreiras. Para entender melhor essa situação, continue lendo este post sobre A RELAÇÃO DA DANÇA COM AS REDES SOCIAIS.

Além de ampliar a visibilidade dos trabalhos de dançarinos e escolas, as redes sociais oferecem outras vantagens. Vamos ver algumas delas?

Vantagens das Redes Sociais:

Conexão Global: As redes sociais permitem que dançarinos de todo o mundo se conectem, compartilhem ideias, aprendam uns com os outros e se inspirem mutuamente;

Promoção de Eventos: As redes sociais podem servir como ferramentas para promover eventos de dança, aumentando o comparecimento e o engajamento da comunidade;

Expressão Criativa: Os dançarinos podem usar as redes sociais como uma plataforma para experimentar, criar conteúdo e explorar novas formas de expressão artística.

E quais seriam as desvantagens?

Desvantagens das Redes Sociais:

Pressão Estética: O uso excessivo da própria imagem pode levar à preocupação com a aparência e à comparação prejudicial entre dançarinos;

Distração e Produtividade: O uso excessivo das redes sociais pode distrair os dançarinos de sua prática e desenvolvimento artístico, impactando negativamente sua evolução profissional;

Críticas e Comentários Negativos: Os dançarinos estão sujeitos a críticas e comentários negativos nas redes sociais, que podem afetar sua autoestima e confiança se não forem gerenciados adequadamente.

Dança e Tiktok

O TikTok, em particular, tem mudado completamente a forma como a dança é vista e praticada. Com sua plataforma fácil de usar e a possibilidade de compartilhar vídeos curtos, o TikTok permite que coreografias simples se tornem virais em questão de horas. Apesar de popularizar a dança, ele também apresenta desvantagens para a mesma. A plataforma tende a favorecer coreografias curtas e simples, o que pode limitar a profundidade e a complexidade das performances. Além disso, o foco na popularidade e na viralidade pode diminuir a valorização da técnica e do treinamento tradicional, fazendo com que dançarinos mais experientes se sintam deixados de lado. Isso pode levar a uma menor apreciação das formas de dança mais sofisticadas e promover uma cultura de dança superficial e passageira.

Instagram: aliado ou inimigo?

O Instagram pode ser considerado uma plataforma vantajosa para dançarinos, coreógrafos e escolas de dança. Através de vídeos e stories, os profissionais podem compartilhar suas rotinas diárias, ensaios e apresentações. Além disso, o uso de hashtags facilita a descoberta de conteúdos relacionados à dança, permitindo que os usuários se conectem com comunidades de dança em todo o mundo. Além disso, a plataforma é uma excelente ferramenta de marketing, permitindo que profissionais e escolas atraiam novos alunos e aumentem sua visibilidade.

No entanto, há também desvantagens. A pressão para manter uma presença constante e produzir conteúdo de alta qualidade pode ser desgastante, especialmente para aqueles que ainda estão construindo suas carreiras. Além disso, o foco em imagens e vídeos visualmente atraentes pode levar à preocupação excessiva com a aparência, influenciando na autoestima dos dançarinos e criando uma valorização superficial, onde a técnica e a autenticidade podem ser ofuscadas pela aparência e popularidade.

O Futuro da Dança nas Redes Sociais

O futuro da dança nas redes sociais é complexo, apresentando desafios e oportunidades. Embora as redes sociais ofereçam inúmeras oportunidades para a comunidade da dança, é importante abordar os desafios de forma responsável. Ao promover um ambiente de respeito, apoio e ética, podemos manter as redes sociais como um lugar receptivo e motivador para dançarinos de todos os tipos.

E esse foi o post de hoje, gente! Espero que tenham gostado🫶🏽

Até o próximo!