top of page

O Ballet Clássico surgiu nas cortes como entretenimento para os reis e foi sendo cada vez mais elaborado através de um código técnico de passos e normas, chegando a vigorar atualmente como uma das modalidades mais praticadas e conhecidas. Embora tenha nascido na Itália, foi a França que ficou conhecida como a pátria do ballet; por isso, os passos têm nomes franceses. Em 1700, Pierre Beauchamp construiu a base do academismo, quando também elaborou as 5 posições dos pés, transformando a arte do ballet na mais duradoura de todas as modalidades de dança. O ballet  clássico é um estilo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio.
Na Dança Infantil, o aluno inicia com 3 anos de idade a preparação para o Ballet Clássico. Nessa fase do aprendizado, o aluno terá noções de consciência corporal, espaço, psicomotricidade, dinâmica do movimento, coordenação motora, disciplina, trabalho em grupo, exercício posturais e de alongamento, memorização, musicalidade, socialização. As aulas são realizadas sem meia calça e sapatilha, apenas com o collant, pois o aluno precisa ter contato com o ambiente e os movimentos. À partir de 6 anos,
o aluno começa a se familiarizar com as técnicas do Ballet Clássico, saindo da fase dos pés descalços para a sapatilha de meia ponta.
O Ballet Clássico dá ao estudante uma educação global e pode ser feito por qualquer criança que queira experimentar o prazer do movimento.

Benefícios do Ballet Clássico:

• Flexibilidade

• Coordenação motora, musicalidade, memorização, ritmo

• Disciplina

• Postura, equilíbrio, respiração